quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O Japão e os Tigres Asiáticos 2° Parte

Agora vou postar a 2° parte.


- A atividade agrícola

 Apesar de sua grandeza econômica, o país tem enormes desafios, entre os quais o relevo montanhoso, com mais de 40 mil vulcões ativos, e a pequena extensão, fatores que dificultam a produção agrícola e, consequentemente, o abastecimento alimentar da população.
 Para superar essa limitação, os japoneses têm recorrido a recursos tecnológicos e a técnicas agrícolas modernas - como, por exemplo, o cultivo hidropônico (que usa somente água e nutrientes) -, obtendo alta produtividade com a boa qualidade. Os principais produtos agrícolas do país são o arroz e o chá; também se destacam o algodão, a soja e o trigo.
 Porém, apesar da elevada produção agrícola, o Japão não é autossuficiente, o que o obriga a recorrer à importação de alimentos para suprir as necessidades de sua população.

- A atividade industrial

 É na atividade industrial que se concentra a força econômica do Japão.
 O governo busca aliar valores tradicionais aos processos industriais do Ocidente, formando pactos com suas antigas elites (os zaibatsus) para investir maciçamente na criação da infraestrutura necessária às  grandes indústrias. Governo e empresários se fundem então em um unico interesse: mostrar  ao mundo que o Japão é um país com grande poder industrial, econômico, político e tecnológico.

- Ramos industriais

 O Japão está entre os mais importantes produtores mundiais em quase todos os ramos industriais, destacando-se nos seguintes:

  • Siderúrgico: para o qual depende de importações de matéra prima, principalmente da Ásia, da América do Sul e da Austrália;
  • Automobilístico: com um sistema de produção que emprega robótica e oferece alta qualidade, é o líder de vendas para os Estados Unidos;
  • Eletroeletrônico: cin destaque para equipamentos de imagem e som, transmissão de dados digitais e microcircuitos;
  • Naval: o país é um dos maiores construtores de navios do mundo;
  • Têxtil: especialista em novas fibras artificiais.
   Como as áreas montanhosas impedem a expansão para o interior, os japoneses construíram pôlderes ( diques) e ilhas artificiais à beira mar para a instalação de indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário