- Japão: o Império do Sol Nascente
País-arquipélago de tradições milenares, o Japão tem apenas 378.000 km² de extensão. É constituído por quase 4 mil ilhas, entre as quais se destacam Honshu (230.948 km²), Hokkaido (83.517 km²), Kyushu (44.358 km²) e Shikoku (18.798 km²)
As atividades econômicas do país concentram-se nas estreitas planícies litorâneas.
- População e ascensão econômica
A população japonesa é predominantemente urbana (75%), concentrando-se em cidades como Tóquio (capital do país), Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe. Na faixa que se estende de Tóquio a Kyoto, encontra-se uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, com mais de 70 milhões de habitantes. A concentração populacional em grandes áreas urbanas dificulta a solução do problema de espaço para moradia e trabalho por parte do governo.
Dois aspectos importantes da população japonesa atual são a queda constante da taxa de natalidade, apesar das campanhas governamentais pelo aumento, e a elevada expectativa de vida (82,3 anos em 2005, segundo a ONU). Esse quadro aponta para o envelhecimento da população e para a necessidade da destinação de verbas públicas a um número cada vez maior de aposentadorias.
- Os dekasseguis
Uma das consequências da queda do crescimento vegetativo é a carência de mão-de-obra. O alto nível educacional da população, a maior inserção da mulher japonesa no mercado de trabalho e a formação de uma sociedade informatizada e altamente competitiva acabaram por desestimular a natalidade. Os japoneses, a exemplo dos europeus, encaram os filhos como obstáculo à ascensão econômica da família e temem as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho que eles poderão ter no futuro.
A saída que o Japão tem dado à carência de mão-de-obra é o incentivo à imigração de dekasseguis ( descendentes de japoneses que nasceram e residem em outros países), geralmente jovens, que desejam se aventurar a ganhar até US$ 5 mil por mês trabalhando nesse país.
Em 2006 havia cerca de 313 mil brasileiros trabalhando no Japão, a maioria descendente de japoneses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário