hehe, eu fiquei bastantinho tempo sem entrar aqui no blog e postar algo, eu fiquei bastante ocupada e mais agora que to trabalhando e os estudos estão complicando de algum modo. Hoje irei postar um textinho que não é completo sobre:
A PONTE DO ESTREITO DE AKASHI
"[...] localizada no Estreito de Akashi (Japão), entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, [a ponte do Akashi-Kaykio] faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês. [...]
Concluída em 1998 com 3.911 m de comprimento total e 1.991 m de vão central, [...] tornou-se a ponte com o maior vão do mundo [...].
Tal obra representou para a engenharia um grande desafio, não somente pela sua grandiosidade , mas também pelas severas condições naturais do estreito, tais como: grande profundidade, fortes correntes, mau tempo, risco de furacões e terremotos. Além disso, ela teve que satisfazer as leis existentes para preservar a atividade de pesca e o intenso tráfego marítimo existente na região. Foi exigido, por exemplo, que a ponte tivesse um vão mínimo de 1.500 m para que a segurança do tráfego marítimo fosse garantida.
Para atender a essas condições, vários projetos e análises foram feitos [...] a fim de se desenvolver uma estrutura estável o suficiente para suportar a ação do vento. O resultado final foi uma ponte pênsil [...] formada por piso treliçado suportado por duas torres de aço, ambas com 282, 8 m de altura. A ponte possui seis faixas de tráfego, três em cada sentido. [...]
O risco de terremotos foi outro fator cuidadosamente analisado durante o projeto. [...] Graças a esses cuidados, a ponte pôde resistir ao terremoto Hyogo-ken Nanbu (1995), que teve como única consequencia para a ponte o fato de ter deslocado seus pilares, aumentando em 1 m a distância entre eles."